segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Review: Professor Layton and the Curious Village


Resolvi fazer um review para incentivar as pessoas a jogar essa obra de arte que para mim, assim como hotel dusk, me fez ter cada vez mais, orgulho do meu DS.

O Jogo

O jogo começa com a morte do Bilionário Reinold. Você entra na pele de um inteligente professor, chamado Hershel Layton, que com a ajuda de seu assistente Luke, vai para uma cidade misteriosa, chamada St. Mystere para encontrar um misterioso artefato: "The Golden Apple" que foi escondido por Reinold antes de sua morte. Nada se sabe sobre esse artefato, além de que quem o encontrar terá direito acesso a toda a fortuna do falecido.

Então você e seu caro assistente tem que desvendar vários puzzles e também vários mistérios vão aparecendo a medida que você vai avançando na historia.

O jogo poderia muito bem ter um menu onde você acessaria os puzzles e a medida que você fosse resolvendo um, seria liberado outro e assim em diante. Mas Professor Layton é uma mistura de puzzles inteligentes e combinados com uma história envolvente, a história e os puzzles fluem de uma maneira simplesmente perfeita.

O jogo conta com 132 puzzles, mas você não precisa resolver todos para terminar o jogo, por volta de 80-85 puzzles são necessários para finalizar o jogo. Mas alguns puzzles chegam a ser questão de honra, você tem que resolvê-los.

Cada puzzle possuí 3 dicas, que são liberadas através de "hints coins", mas elas são limitadas. Você pode encontrar hints coins clicando pelo cenário, elas são explicadas bem no inicio do jogo. Algumas dicas, não ajudam em nada, entretanto algumas são de vital importância para a resolução de algum puzzle que você não esteja pensando de maneira correta.

A medida que o jogo avança, você e o seu assistente Luke ganham um quarto no hotel e um quadro para completar como se fosse um quebra-cabeça. Alguns puzzles teram de prêmio objetos para preencher os quartos, alguns objetos deixam o professor feliz e outros o Luke, e de recompensa para alguns puzzles teram peças do quebra-cabeça para completar o quadro.

Além de vários extras durante o jogo, ele conta com um sistema Wi-Fi onde você poderá fazer download de um puzzle diferente toda semana totalmente de graça. E algumas falas do jogo possuem som com um inglês muito bom e o jogo conta com animações gráficas ao decorrer do avanço da história.

Gráficos: Pra mim os gráficos ficaram perfeitos. Muito bem desenhados os cenários e os personagens, encaixam perfeitamente com a história, isso sem falar que esse professor Layton é a cara do Tin-Tin. Nota: 10,0


Som: A maioria do tempo o som do jogo te deixa no clima da história, mas durante os puzzles... Aquela música irrita muito não te dando nenhuma opção, além de desligar o som para poder se concentrar no puzzle. Nota: 7,0

Jogabilidade: A stylus funciona de maneira exemplar, como na maioria das vezes. Não tenho do que reclamar. Nota: 10,0

Diversão: Pra quem não entende nada de inglês e/ou não gosta de problemas matemáticos e de lógica, não vão se divertir com o jogo. E existem uns 2 puzzles que não aceitam uma resposta alternativa à do jogo. Nota: 8,5

Replay: Muito difícil alguém jogar novamente o game, pois os puzzles perderiam a graça, mas esse problema do replay foi resolvido com um download de um puzzle diferente toda semana. Nota: 9,5

Prós: Jogabilidade e diversão garantidas do inicio ao fim. A inovação que esse game faz em relação aos outros games de puzzle é sensacional.

Contras: Som chato na hora de resolver os puzzles e necessidade de se interessar em puzzles e saber inglês.

Resumo: Professor Layton and the Curious Village faz uma pequena revolução se comparado a jogos como "Brain Age", já que seus puzzles estão inseridos em um universo muito charmoso e cativante, graças ao carisma de seus personagens e a bela direção de arte. Ele junta de uma maneira única exploração, enredo, puzzles e diversão em uma experiência educacional. Não é um jogo para todos os gostos, mas os que curtem desafios com certeza irão comemorar - e esperar ansiosamente pelos próximos 2 capítulos. Não se deixe enganar pela capinha do jogo achando que é um game "infantil".

Se você ainda não se convenceu a jogar esse game, assista a esse vídeo promocional:



Vamos iniciar também agora aqui no blog, o jogo do mês! Vamos fazer enquetes e votar no melhor lançamento do mês para o nintendo ds.

Arigatou Goisamasu!

3 comentários:

eu_hein disse...

ehhh , esse jogo eh mto show msm. pqp
hehehe
mto bom e criativo
e cativante
^^

Bug disse...

Comecei a jogar ontem..e gostei tbm, tem uns puzzles bem elaborados
xD

Nigazallucard© disse...

Parece ser muito bom, mas to com outros games "na fila", ele terá que esperar.. heheh
Anyway, mais AAA pra DS.