sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Lego Batman, Bat-Analise!



Nome: Lego Batman: The Videogame
Produtora: Traveller's Tale
Distribuidora: Warner Bros. Interactive Entertainment
Data de Lançamento: 23 de Setembro de 2008
Plataforma Analisada: Nintendo DS
Gênero: Ação/Aventura
Wifi Support: Não


A muito, muito tempo atrás... (mas ainda no futuro xD)

Depois de Lego Star Wars e de Lego Indiana Jones, a Traveller's Tales trocou ($$$) a Lucas Films detentora dos direitos de ambos, pela Warner Inc. que possui os direitos autorais do herói criado por Bob Kane alem de todo o universo DC Comics, tudo indica que em breve teremos um Lego da Justiça xD. Infelizmente as peças em Lego Batman não se encaixaram muito bem. Neste review, não farei comparações com as versões de outros consoles principalmente pela versão DS ser completamente diferente de todas elas.


E agora Comissário Gordon?

O enredo do game é exclusivo e esta mais voltado para os quadrinhos, não sendo baseado em nenhum filme, como nos Legos anteriores.
Arkham Asylum, prisão de segurança máxima de Gotham foi atacada, e todos os seus terríveis vilões escaparam, Coringa, Pingüim e Charada, 3 dos mais perigosos malfeitores formaram cada qual um grupo para atacar a cidade transformando-a em um verdadeiro caos, a policia nada pode fazer contra as forças dos 3 super vilões e seus comparsas, Batman e Robin, como todos os heróis, devem ser muito distraídos, pois como sempre, não viram a bagunça na cidade, só aparecem depois que o Comissário Gordon enviou o bat-sinal xD. Daí começa a luta da dupla dinâmica para prender os vilões fugitivos e finalmente devolverem a paz a Gotham, (ao menos ate o próximo game ou filme =D).



Estou bonito?

Graficamente, Lego Batman se saiu bem, principalmente por que a sombria Gotham ajudou a esconder as limitações de hardware, jogo games do Homem Morcego desde as históricas versões para Nes e de lá pra cá, se mantem a qualidade ao menos neste campo. Os cenários variam pouco o que economizou nas texturas, essa pouca variedade pode cansar o jogador que vera sempre as mesmas paredes e o mesmo chão cinza ate o game acabar, justiça seja feita, alguns estágios merecem destaque como o jardim de Era Venenosa e o alto dos edifícios, alem das fases em veículos que possuem uma boa sensação de profundidade. Os personagens principais estão muito bem modelados, principalmente Batman e sua clássica corrida, sua capa se move de forma bastante convincente, o mesmo se diz da naturalidade de seus movimentos, não gosto do Robin (quem gosta?), mas também foi bem representado no game apesar de seu traje clássico lembrar as sobras do ultimo carnaval. Os bat-trajes (falo deles mais abaixo) são muito feios e os personagens passam mais tempo com eles que com suas roupas normais o que é uma pena . No geral, o game esta aprovado graficamente, mas Lego Indiana Jones parecia melhor.


Usem seus bat-tapa-ouvidos

Aqui o game começa a derrapar, as musicas são extremamente repetitivas alem da alta taxa de compressão que as deixou em péssima qualidade alem de estarem em mono e quase inaudíveis, alguém envie um e-mail para a produtora do game e diga para jogarem TWEWY e aprenderem como se faz, pois aqui, apenas o tema principal merece destaque. Em relação aos efeitos sonoros a coisa é ainda pior, o som ambiente sequer combina com o lugar onde os heróis estão, o som dos golpes e efeitos em geral também sofreram com o enorme descaso. Não consigo entender porque muitas produtoras insistem em usar pouco da capacidade de armazenamento do cartucho, que já é bem reduzida, um pouco de empenho não faz mal a ninguém.


As peças não se encaixaram dessa vez 

Os gráficos ficaram bons, o som fraco, mas é a jogabilidade, justa ela, quem acaba com o game, os personagens ate que respondem bem aos comandos, passar da primeira parte do game chega a ser divertido, você subira em lugares altos com o bat-gancho, montara peças para fazer plataformas e outras coisas, puxara alavancas, usara seus bat-trajes para colocar bombas (unica parte que usa a tela sensível efetivamente) e planar com Batman e para subir em plataformas metálicas e passar por lugares tóxicos com Robin, e por aí vai... A luta com o Charada é bem interessante fechando o primeiro capitulo de forma bastante satisfatória, mas o game acaba aí, ao chegar no próximo estagio você vai achar que entrou na porta errada e que ainda esta no primeiro, nada muda, você subira em lugares altos com o bat-gancho, montara peças para fazer plataformas, puxara alavancas... Até o nivel de desafio é o mesmo, a única mudança que notei alem do cenário que varia pouco também, é no numero de peças para montar. A serie de games Lego é marcada por ser repetitiva, mas desta vez eles exageraram, em Lego Indiana Jones a jogabilidade ao menos era variada pois existiam alguns puzzles que, apesar de simples, davam um toque a mais na jogabilidade, desta vez tudo isso foi esquecido, voce apenas monta peças para que faça aparecer mais peças ainda que dão origem a ainda mais peças ao invés de te mandarem avançar na fase, a sensação é que muitas das montagens poderiam ser evitadas e só estão la para enrolar o jogador, os combates também estão muito ruins, a produtora achou que o NDS não agüentaria um bom numero de inimigos na tela, então preferiu colocar poucos mas deixando-os mais resistentes, resultado, as lutas ficaram semelhantes aos Rpgs online, ambos se batem (pois eles não sentem seus golpes) ate que a sua energia ou a deles acabe.
Chega né 
Não testei o modo multiplayer pois não achei ninguém que aceitasse ser o Robin, também não falarei dos bugs e nem que meu personagem caiu na dimensão X e morria sem mais nem menos varias vezes. Finalizando, Lego Batman é muito parecido com seus antecessores, seria mais pratico lançarem um patch para ser aplicado em Lego Indy e transformá-lo neste game, a ordem correta dos nomes deveria ser essa: 
Lego Star Wars; 
Lego Star Wars II; 
Lego Star Wars II: Indiana Jones Edition e
Lego Star Wars II Indiana Jones Edition: Featuring Batman and Robin. 

Fiz este review em homenagem a única revista de games que o Brasil já teve, a clássica revistaGamers, a única que fazia analises enormes, mesmo quando o game era ruim.

Prós: 
Bons gráficos, um enredo bem HQ e as belas tirinhas em quadrinhos entre as fases; 
Contras:
Fraco sonoramente e bastante repetitivo, Lego Batman é mais um exercício de paciência do que um game.

Notas:

Gráficos: 7,5
Som: 5,0
Jogabilidade: 4,5
Fun Factor: 4,0

Geral: 6,0

Video do gameplay:



Esse review foi feito pelo Maurosapo do forum ndsbrasil. E você pode ver o original aqui.

Nenhum comentário: